sábado, 6 de outubro de 2012

O Provocador 0064

Comentário feito em:
http://logosemithos.blogspot.com.br/2012/10/vivendocom-propositos-lucas-13.html#comment-form

Quanto às indagações da Guiomar acerca dos eventos ocorridos com uma menina que alega ter uma irmã possuída por demônios. Acho que ela ainda não entendeu que todos aqui estão tentando dizer de forma delicada que tudo não passou de:

1) Uma mentira inocente contada pela pessoa que narra a cartinha

2) Uma meia-mentira, pois na verdade talvez a pessoa apenas tenha dito o óbvio tipo: Você está em casa! (é lógico, se ela atendeu ao telefone). Você está com aquela sua camisa branca! (partindo do principio lógico de que a pessoa ao telefone sempre usa, ou, usa costumeiramente camisas brancas não seria nenhum absurdo a dedução). Você está sentada naquela poltrona de respaldar (Novamente, o raciocínio lógico deduz que a pessoa estivesse sentada no mesmo lugar que costuma sentar quando atende ao telefone, que por sua vez não é sem fio, o que impediria a pessoa de ficar caminhando pela casa). E por que eu disse "meia-verdade"? Porque a pessoa que ouviu as "adivinhações" acabou, "inconscientemente", aumentando os eventos.

3)A pessoa "possuída pelo demônio" desenvolveu algum tipo de telepatia, percepção extra-sensorial, anomalia cognitiva, o que seria pouco provável, uma vez que embora muitos experimentos científicos sobre a telepatia tenham sido realizados, incluindo aqueles feitos recentemente por universidades respeitáveis nos Estados Unidos(alguns com resultados positivos), a existência da telepatia não é aceita pela maioria dos cientistas e céticos com o eu. Mesmo com todas pesquisas e estudos relativos aos assuntos psiônicos, as evidências existentes ainda não tem o peso suficiente para que seja aceita a existência do fenômeno

Até que seja possível comprovação científica a respeito do mecanismo do fenômeno. Deve-se questionar, neste sentido, quais são os fatores que contribuem para que uma determinada teoria seja aceita enquanto científica e não outras. Em ciência, assim como em toda área do conhecimento, sempre estão em pauta interesses que escapam meramente do campo "científico", tais como interesses financeiros, econômicos, políticos e ideológicos.

Bom, é até onde posso tentar responder as perguntas da Guiomar. Não estou dizendo que estou certo, mas também não estou afirmando que estou errado. O Levi talvez pudesse contribuir um pouco mais com a questão do inconsciente coletivo, o que fiz foi apenas esboçar minha opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário