sábado, 26 de maio de 2012

Oito dias sem se ver

segunda-feira, 6 de setembro de 2010


8º Dia: Que estranho, não  me recordo mais da cor dos seus olhos. Busco desesperadamente lembrar-me de algumas rugas de expressão ou do desenho de suas sobrancelhas...mas é em vão. A lembrança daquele rosto que tanto amo, não existe mais.


7º Dia: Lembrei-me das vezes em que ele passava horas olhando para mim. Quantas palhaçadas e caricaturas ele inventava... só pra arrancar um sorriso meu. Dava-me língua, fazia cara de malvado,  olhava-me profundamente e dizia: Você é lindo! Que idiota ele era. (risos)

6º Dia: Como era mesmo aquela cicatriz que ele tinha logo abaixo do olho direito? Minha nossa! Estou preocupado. Estava tão familiarizado com o rosto dele que agora me assusta só de pensar em esquecê-lo.

5º Dia: Quem diria, mais de vinte anos nos vendo todos os dias, e agora, depois de quatro dias sem observá-lo, começo a entender como é fácil esquecer um rosto. Não posso permitir que a memória me traia, vou vasculhar meu cérebro em busca de algo em que eu possa ancorar a lembrança de seus olhos graúdos e castanhos.

4º Dia: Os dentes eram perfeitos. A maçã do rosto era juvenil embora ele já tenha trinta e um anos de idade. A barba grossa, mas sempre bem feita, não permitem que pareça mais velho. Os cabelos negros com um leve ondulado, o fazem parecer latino.


3º Dia: Como vou fazer para me barbear? Ele sempre me mostrou como se deve fazer. E quando eu me cortar com a lâmina afiada, quem vai me fazer ver? Não pensei que seria tão difícil ficar sem sua imagem.


2º Dia: Tem uma espinha bem no meio da minha testa. Vou espremê-la. Não, não posso fazer isso, não sei se ela já esta madura. É melhor deixar ela ai. Mas, e  se as pessoas ficarem olhando? É melhor espremê-la então.


1º Dia: Vou olhá-lo bem hoje! Estou vendo que seus cílios são grandes, e que sua boca é bem delineada. Olha só! você tem uma cicatriz bem abaixo do olha esquerdo. Você a ganhou quando um cachorro o mordeu na face quando tinha apenas dois aninhos.


Será que conseguirei concluir esta experiência? Afinal de contas serão oito dias sem nos vermos. Tirei todos os espelhos de casa. As panelas mais brilhantes foram escondidas. Até a tela da TV foi coberta com lençol. Qualquer vasilha que pudesse projetar reflexo fora retirada. Vidros, garrafas, fotos, vídeos... tudo. Tudo fora preparado para que eu descobrisse ao longo desses oitos dias, quanto tempo seria necessário para uma pessoa esqueçer-se de seu próprio rosto.

"Oito dias sem 'me' ver"


Edson Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário