domingo, 2 de janeiro de 2011

“O que dizer às crianças?”


Por Noreda Somu Tossan


                                 

Esta enquete em formato de texto, está aberta para tantos quantos quiserem manifestar-se. Não importa se você é evangélico, católico, kardecista, umbandista, budista, ateu, agnóstico ou monista. Sua opinião é válida para que possamos chegar a um consenso de como devemos responder às nossas crianças, quando elas fazem perguntas cujas respostas são mais embaraçosas do que as respostas que damos quando nos perguntam sobre sexo.

Sou ateu e procuro ser o mais franco possível quando sou questionado. Mas sei que posso estar cometendo um erro gravíssimo ao dizer-lhes que Deus não existe. Estive dos dois lados. Fui evangélico por uma década e hoje sou ateu. Considero-me gabaritado para falar “contra” a fé, pois, já a possuí. Mas, e meus filhos que ainda são crianças? Eles já estão preparados para se verem desamparados por Deus?

O que você responderia para seu filho de quatro ou cinco anos que lhe pergunta se Deus existe? E para sua filha de doze que pergunta se Jesus é de fato filho de Deus? Ou quando a mais velha que já tem treze, pergunta o por que de você não acreditar mais em Deus? São perguntas difíceis e eu já passei por todas. Como respondi? Simples: Falei a verdade. Ou pelo menos, a minha verdade.

Quando uma criança é condicionada a não acreditar em Deus, ela pode se tornar um ser insensível e intolerante para com a fé dos demais? Seria covardia obrigá-las a encarar a vida da mesma forma que nós adultos ateus encaramos? 

O contrário também é válido: 

Uma criança ensinada desde o berço a ter fé, a acreditar em Deus, anjos e demônios, não se torna um ferrenho defensor da fé que ele conhece? E isto não o fará evitar toda e qualquer manifestação contrária à sua crença?

Conheço casos de crianças que só se libertaram das amarras da religião quando se tonaram adultas. Mas ainda assim não conseguem desconectar-se de Deus. Não têm forças para negá-lo. O máximo que conseguem é questioná-lo, mas questioná-lo é apenas uma maneira de continuar acreditando, não é?

Então Caro leitor? Como você se comportaria se as perguntas fossem feitas a você? Seu comentário é muito importante e serão respondidos. Portanto, se você chegou até aqui, o que custa você comentar? 

Edson Moura

6 comentários:

  1. Antes de responderem à enquete lembrem-se:
    O Evangelho que Jesus nos deixou deve ser visto globalmente, e o que vale para uma criança nas Américas, deve valer também para uma criança que morre de fome na África.

    Abraços a todas as crianças!

    ResponderExcluir
  2. Edson:

    Você que me acompanha desde meus primeiros passos virtuais, sabe como me incomoda a questão da doutrinação infantil. Mas acredito que existam respostas menos parciais ou mais "justas" para as crianças.
    Acredito que quando confrontado(a) sobre o que acredita ou não, um pai ou uma mãe não pode mentir.Simplesmente falar de forma natural sobre sua crença ou descrença,explicar da maneira que achar mais conveniente e adequada a idade da criança.

    Mas perguntas questionando a existência de deus eu acho que merecem imparcialidade. Algo como "Filho,muitas pessoas acreditam que deus seja um ser que tenha criado tudo que existe no universo,mas muitas não acreditam nisso.Existem muitas possibilidades sobre como tudo começou. Quando crescer,você poderá saber mais sobre isso e escolher o que achar certo".

    Eu sei, talvez seja omisso da minha parte empurrar pra quando ele foi mais adulto.Não tenho filhos nem nada.Pra uma criança de 5,6 anos é difícil dar uma resposta assim.Mas acho que é uma boa maneira.Até porque sou contra qualquer tipo de doutrinação,inclusive a religiosa.

    Abraço e parabéns pela abordagem de um tema tão necessário.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Sara! Perguntei isso à você porque tenho 2 filhos que estão na escolinha, e por lá ensinam que papai do céu castiga quem não obedece as tias; que o diabo pega as criancinhas mau educadas e etc, que O homem foi feito do barro e a mulher nasceu do homem. Fico intrigado com tantas informações "úteis" que eles recebem nesta escolinha.rss

    Abraços Sara

    ResponderExcluir
  4. Olá Edson.....até queria comentar, mas minha cabeça está fervendo....rs

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  5. Andresão, então deixe a cabeça esfriar, pois aprendi uma coisa com Josué Gonçalves:

    Nunca seja curioso para o mal
    Nunca ande por caminhos que você desconhece
    Nunca faça nada de cabeça quente

    Abraços mano!

    ResponderExcluir
  6. Bom, preciso postar um novo texto, mas quem quiser fazer algum comentário neste post ainda, fique à vontade. Todos os comentários serão respondidos.

    Grato a todos!

    ResponderExcluir