quinta-feira, 9 de setembro de 2010

“O Grande Assombro”


Por Noreda Somu Tossan

Caro leitor, convido-o para um passeio pelo campos pouco visitados da imaginação. Peço que à medida em que for lendo este texto, deixe que seus pensamentos, de alguma forma, materializem as imagens que proponho. Não permita que a dúvida do desconhecido lhe roubem as maravilhosas visualizações que cérebro pode lhe proporcionar.

Imagine você, um homem. Este homem que é tão complexo em sua constituição. O homem é um ser prefeito, dotado de capacidades que faltam em todos os outros animais. O homem pensa, o homem pode construir coisas, assim como também pode destruir (e isso ele faz com perfeição). O homem , quando comparado a uma formiguinha, é enorme. Outro dia eu passeava pelo parque Ibirapuera e não pude deixar de notar um formigueiro enorme. As formiguinhas entravam e saíam deste formigueiro num vai-e-vem intermitente.


Como são pequeninas pensei eu. Poderia, com apenas uma pisada de meus enormes pés, destruir centenas delas. Eu sou um gigante se comparado a elas. Sou tão grande que nem caibo em seu campo de visão. Poderia até dizer que nem existo, pois elas não conseguem me ver.


Mas imagine você, que uma formiga, se comparada a uma pulga, também é gigante. Uma formiga pode ser trezentas vezes maior que uma pulga, e com apenas uma picada...se conseguir pegá-la, pode matar uma pulguinha.

Mas também imagine, que uma pulguinha, por menor que seja, ainda é maior que um ácaro. E que o ácaro, mesmo tão pequeno e insignificante, é muito maior que um vírus, que variam de 10 a 350 milimicra de diâmetro. Mas ainda assim, encontramos corpos menores em nosso meio. Por exemplo os átomos, que são tão pequenos, que até pouco tempo atrás imaginava-se que ele seria indivisível (daí seu nome átomos em grego, indivisível). Os átomos são menores que vírus e células.


Até fins do século 19, o átomo era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria, mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do próton e do elétron revelaram o equívoco dessa idéia. Posteriormente, o reconhecimento do nêutron e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.


Você está conseguindo acompanhar, e imaginar a pequenez destes corpos? Muito bem, vamos fazer o caminho inverso agora.

Imagine novamente o homem, que até aqui foi a maior figura que você concebeu. Mas vamos compará-lo agora ao oceano. Ele não passa de uma minúscula partícula se o compararmos com o imenso oceano que banha nosso planeta azul (azul justamente por causa do oceano). Agora imagine a Terra, esta assombrosa bola que pende no espaço, e que comporta toda a vida que nós homens conhecemos. Imaginou?


Agora imagine o Sol, o “Astro-rei” que é hum milhão de vezes maior que a nossa “gigante Terra”. Mas existem estrelas maiores que o nosso “gigante Sol...a “Eta Carinae” é cinco milhões de vezes maior que ele. A “Betelgeuse” (Alpha Orionis é uma estrela de brilho variável sendo a 10ª ou 12ª estrela mais brilhante no firmamento. É também a segunda estrela mais brilhante na constelação de Orion), é aproximadamente trezentas vezes maior que a Eta Carinae.

Consegue imaginar?


E se eu te disser para imaginar agora, uma estrela que tem o volume de 2.940.000.000 (lê-se: dois bilhões e novecentos e quarenta milhões ) o do nosso “não tão gigante” planeta Terra. Estimações anteriores de seu diâmetro dizem-na ainda maior, com um raio de quatorze unidades astronômicas, o que equivale a 3000 raios solares.


Seu nome é “V Y Canis Majoris“. Estudiosos dizem que ela já perdeu cerca de metade da sua massa e o seu fim será, provavelmente, uma explosão de supernova, dentro de aproximadamente 3200 anos.

Se você conseguiu ler este texto até aqui, eu preciso que você “tente” agora, imaginar o homem, mas sem perder de vista este monstro chamado V Y Canis Majoris. Não dá não é?! Eu sei. Eu também não consigo.

Qual a finalidade deste meu texto tão “imaginativo”? É simples:


Você consegue conceber o Ser criador de todas essas maravilhas? Alguns dizem que é Deus. Outros dizem que tudo teve origem em uma explosão chamada Big-Bang. Eu particularmente não sei. Mas uma coisa é certa:

Se Deus criou tudo isso, ele deve ser muito maior que o Universo, e sendo maior que o nosso infinito Universo, não consigo imaginar ele interagindo com o homem, a menos é claro, que ele tenha um microscópio, pois esta é a única maneira de ele nos ver.

Este texto nos deixa com duas possibilidades:


Uma delas é que Deus realmente criou todo o Universo e nos deixou a deriva, pois está impossibilitado de nos ver, devido a nossa pequenez, o que não anula sua existência, pelo contrário, só o deixa realmente do tamanho que deve ser. A outra possibilidade é....deixo pra você imaginar.

Edson Moura

10 comentários:

  1. Espero que gostem do texto, e todos aqueles que puderem, não deixem de assistir ao documentário que irá começar dia 17 de setembro no Discovery Channel. Vai ser excelênte!

    Agora vou dormir.

    Abraço à todos.

    ResponderExcluir
  2. Querido EDSON,

    Eu ..sinceramente...é...me esqueci!! rsss...

    Brincadeirinha.

    O texto está perfeito, na minha opinião.

    Mas eu vou refletir...depois eu volto para fazer um comentário decente com nuances de "retardamento mental" para ao menos ter direito à uma réplica, pois gênia não tem réplica... kkkkkkkkk..

    Beijos. PARABÉNS! Está me surpreendendo cada dia mais na escrita.

    ResponderExcluir
  3. Tá lindo seu texto e muito inspirado.
    Como imagino Deus: como O Tudo que É.Existindo dentro de tudo que existe, pois a Fonte (assim o chamo)é Consciência e como o átomo tem consciência, Ele está em tudo. Simples assim.Alguns seres, nós por exemplo, podemos expandir nossa consciência, com isso expandindo a Dele. E assim vamos crescendo (evoluindo): nós e Ele.
    parabéns pelo post e abração
    Atena

    ResponderExcluir
  4. Pois bem, Edson..

    Voltei para a batalha final...rsss

    Após uma reflexão...exponho aqui o que refleti..e o que já lhe disse ao telefone hoje:

    Quando você levanta a possibilidade de que este deus criou o universo, mas ele não interage conosco, pois somos partículas minuciosas...e totalmente inperceptíveis à ele.....eu concordo..

    Mas então, partindo do propósito que você citou: "Deus criador do universo"...

    Eu lhe pergunto: Por que este deus nos fez "partículas" ..e se éramos para ser "partículas" para ele, por que ele nos criou?! Precisaria deste deus, um deus tão imenso, criar "partículas" para o adorar e idolatrar?! Como fazemos aqui em nosso "universo"?!

    E agora levanto a segunda hipótese que você não levantou...:

    Este deus, por ser totalmente imenso...

    Na presença dele, somos como os vírus na presença do homem...

    Será que devido à esta grande imensidão e extensão de deus, o homem não consegue interagir com ele...e não ele, que não consegue interagir conosco??!!

    Pois não o vemos, mas ele pode nos ver ainda que forma "minuciosa"..

    Não estaríamos sendo os vírus, que ao invés de interagir com o homem...simplesmente tenta atacar o homem por meio de suas células?!!!!

    Não estaria o homem sendo como o vírus, e por intuito de nem sei o que, simplesmente ATACANDO este deus...como o vírus "ataca"...não dando assim, chances para uma manifestação..e interação conosco?!

    ............

    Beijos..continuo...

    ResponderExcluir
  5. EDSON,

    Porque nos tornamos dependentes deste deus?!

    Não creio que seja por fraqueza, pois a fraqueza vem depois que conhecemos a dependência...

    Você me disse, que é pela falta de consciência, correto?!

    Eu até concordo com você, pois sem consciência nos tornamos "animais" e não seres racionais...

    Mas ainda penso, que nos tornamos dependentes simplesmente porque todos nós, independentes do local em que nascemos ou vivemos, temos uma tradição a ser seguida...

    Se não crescemos "orando", ou fazendo parte de alguma religião....com certeza, alguma influência virá sobre nós, por intermédio de alguém.

    Você acha que os muçulmanos procuram o islamismo por dependência ou por tradição??!!

    Você não acha, que seguindo uma religião por tradição....a tendência ao longo dos anos é tronar-se meio dependente daquilo tudo?!

    Aqui está o X da questão....rss...

    Por este motivo, apenas complemento...

    Se existe deus, existe em nosso pensamento, se não existe deus, não existe em nosso pensamento...se existe realidade, existe em nosso pensamento.....posso ver ou não ver algo, apenas acreditarei na existência deste algo, se meu pensamento me permitir..

    A dependência está em nosso pensamento...os mistérios partem do nosso pensamento....e portanto, no entanto, porém....rss....eu lhe digo, que o verdadeiro ASSOMBRO está na mente humana e não neste universo que é totalmente fora do nosso contexto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Esta sua fala me deixou confuso:

    Não estaria o homem sendo como o vírus, e por intuito de nem sei o que, simplesmente ATACANDO este deus...como o vírus "ataca"...não dando assim, chances para uma manifestação..e interação conosco?!


    Ora Paulinha, prefiro acreditar que o homem se comporta como algo ainda menor que o vírus, ou seja, como um átomo, pois o átomo não destrói e sim, dá origem ao ser humano. assim o homem, na sua infinita insignificância frente o vasto universo, precisou criar o deus.

    volto.

    ResponderExcluir
  7. Espera.... agora você muda toda a sua versão..para me dizer que NÃO CRÊ EM DEUS?!

    VOCÊ NÃO É O MESMO EDSON DE POUCOS DIAS...

    Então posso considerá-lo como um ATEU de hoje em diante?!

    ResponderExcluir
  8. Gresder, gostei muito por você ter citado Blaise Pascal, realmente a abordagem que fiz tem origem nos estudos Pascanianos a diferença é que Pascal era um místico...eu não.

    O pensamento de Pascal está arraigado profundamente na análise do "infinito", que no seu tempo ressurgiram com nova roupagem.Pascal era gênio, e como gênio, procurou a verdade em todos os terrenos. Hoje eu não busco verdades, apenas revejo as mentiras que foram contadas por tanto tempo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Nao foram ditas tantas mentiras assim, pois muitos criam piamente no que diziam, mentira é muito perjorativo e usar tal termo alem de nao ser muito honesto, desvia do fato de que o que se foi dito nao foi exatamente um engano doloso, mas um engano pessoal por parte dos antigos, salvos os espertinhos rsrsrs.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o exercício de imaginação. Mas sabe o que me deixa ainda mais fascinado? é que provavelmente nós somos os únicos seres conscientes observando o universo...salvo a existência possível de outros seres conscientes em outras galaxias. Mas na verdade, se outros seres conscientes precisaram de todas as coordenadas, todas as infinitas possibilidades possíveis para evoluir como nós evoluímos, então não deve mesmo haver mais ninguém consciente por aí, pois o "acidente" que nos criou já é probabilisticamente impossível de ter ocorrido por acidente aleatório, imagina então, essa impossiblidade ter acontecido mais vezes no universo.

    Quando você diz que uma alternativa é que Deus criou o universo, você precisa dizer o que está pensando quando diz "Deus". Ou você acha que só existe uma definição e compreensão possível para Deus?

    A formiga e o vírus não sabem que existem. eles de fato só existem porque nós, seres conscientes, podemos observá-lo. E assim é também com o universo. Só há universo porque há consciências "criando o universo". Somos os únicos seres capazes de tal feito até onde podemos saber. Logo, só há universo material se houver consciência não material para observá-lo e consequentemente, criá-lo.

    Não, não estou dizendo que foi nossa consciência que criou tudo o que existe, mas é possível que haja uma consciência universal que foi capaz de fazê-lo, pois para que alguma coisa exista em última instância, ela precisa de uma mente consciente para dizer que ela existe...

    Ou a possibilidade que a matéria seja consciente como disse nossa amiga Atena também explicaria tal paradoxo. Mas creio que o mistério ainda não seja bem esse, já que não podemos saber por exemplo, que um átomo que forma uma pedra seja consciente da existência da pedra. Existência e consciência então devem ser um processo único que trabalham juntos, como um círculo girando ora produzindo existência através da consciência e a consciência criando a existência.

    Bem, tô especulando da mesma forma em que você especula em dizer que o Deus cristão é ilógico sendo que você nem mesmo consegue saber ao certo o que você é.

    volto ainda, noreda, para trocarmos mais ideias.

    ResponderExcluir