domingo, 27 de junho de 2010

“Saindo da vida para entrar na história”

Por Noreda Somu Tossan

Lendo um artigo escrito por um grande amigo, em um site chamado “Um outro Evangelho”, fiquei intrigado com uma afirmação feita por ele. É claro, alguns textos são para serem lidos apenas com o coração, mas não pude resistir à tentação de propor uma reflexão mais aprofundada da temática em questão.

Vou extrair um pequeno trecho de seu artigo, mas não pretendo comentá-lo isoladamente do contexto..senão...torna-se pretexto. Todos que quiserem ler o texto na íntegra, logo abaixo deixarei o link para a postagem de Marcio Alves. Sua frase:

“...Acho que diante disso tudo, o nosso grande medo, não deveria ser a morte-morte, mas a morte-das-formas, pois viver é tão mais complicado e assustador do que deixar essa vida...”

Não concordo com você, neste pequeno fragmento. Pois, acho que viver é sim, a maior "dádiva" que um homem pode receber. Já dizia Sartre: "filosofar é aprender a morrer", então, como podemos julgar ser assustador e complicado, a grande mola propulsora da vida...a saber, a morte?

É por saber que morreremos, que aprendemos a dar valor às pequenas coisas...pequenas delicadezas que somente a vida pode nos proporcionar. É claro que seu texto nos diz que estamos em constante modificação...sempre aprendemos...e sempre aprenderemos. mas o ponto principal da transformação humana, é justamente...aprender a morrer.

Infelizmente, não é o que se ensina. Pelo contrário...todos evitam tocar neste assunto. O "pós-morte", é a grande incógnita da "vida". muitos tentam criar subterfúgios...estórias, muitas vezes horrendas, assustadoras, com Diabo , inferno e demônios...e muitas vezes felicíssimas, com céu, Deus, anjos e tudo mais. Mas ninguém sabe como será. O que nos resta, é esse medo inconsciente de deixar a vida.

Transformação...em minha opinião é isso. Aprendermos que a morte não é o fim...mas sim apenas uma saída de cena. Só que não voltaremos a atuar nunca mais. “Ficam então as lembranças...do que fomos...e do quanto mudamos no decorrer do espetáculo chamado "EXISTÊNCIA", para que os novos personagens possam espelhar-se e se for conveniente...copiar-nos“. (Edson Moura)

Valeu meu sócio!


Titulo do texto:  Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, 23/08/54 - ) "Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."  Pode até ser que ele só quis auto enganar-se...mas que a frase é boniota..ah é!

Por Edson Moura



Um comentário:

  1. deixa eu inalgurar essa p.. com um comentario magnifico: NAO TEM COMO POSTAR OS TEXTOS MAIS DEVAGAR?

    ResponderExcluir